25 de mai. de 2013

Review: Hannibal, 01x09 – Trou Normand

Hannibal-Episode-1-09-Trou-Normand-hannibal-tv-series-34467592-3000-19961

por Andreas Lieber

Um trou normand, do francês, é mais um costume do que um prato em si. Composto por uma taça de eau-de-vie, conhaque destilado feito a partir de frutas, ele é tomado entre um prato e outro para ajudar na digestão e abrir o apetite. O nono episódio de Hannibal serve, em momentos, justamente para isso. Recobrando o plot meio esquecido nos últimos episódios de Hobbs e Abigal, “Trou Normand” se aprofunda na paranóia de Will e ajuda, mais uma vez, na construção da personalidade de Alana.

Quando um enorme quebra-cabeça composto por partes mutiladas de vários corpos é encontrado em uma praia montado em forma de totem, Will utiliza de sua empatia para reviver a cena e, logo após, experimenta uma perda de tempo bastante significativa, “acordando” na porta do consultório de Hannibal. Enquanto isso, Abigail retorna cada vez mais perturbada e cheia de segredos, confiando a Freddie Lounds, que também andava sumida, a tarefa de escrever um livro contando a sua versão dos acontecimentos.

Se de um lado “Trou Normand” serve para a série como uma ajuda à digerir os fatos que circulam nossos personagens – como a desconfiança absurda de Jack quanto a Abigail vir, finalmente, se provar verdadeira com a confissão da mesma ao final que sim, ela ajudava seu pai a assassinar as garotas –, do outro ele se vê perdido no excelente plot que se propôs, mas não aproveitou. Com uma fotografia digna de nota no começo, o nono episódio gasta alguns minutos com o totem de corpos bizarro, mas a impressão que fica é que foi apenas um artifício visual para o telespectador, pois, nos finalmentes, a história foi relegada ao acaso.

Como todo bom episódio de Hannibal, “Trou Normand” foi uma obra de arte completa, uma atenção especial para todas as cenas envolvendo o totem e Abigail acordando de seu pesadelo, e nos ajudou a entender mais sobre as complexas ligações entre personagens como Alana e Will, com seu caso de amor amaldiçoado pela instabilidade. Em mais uma nota digna de “bromance” na série, Hannibal diz a Will que agora “eles são os pais de Abigail”… isso foi um pedido de casamento, Dr. Lecter? Ou um pedido de adoção conjunta? Com o plot de Abigail agora totalmente exposto, aguardaremos qual rumo ele tomará enquanto, com certeza, nos surpreendemos com o próximo episódio, que promete se aprofundar mais ainda nos distúrbios de Will em um cenário de contos de fadas possuídos.

4/5(****)

vlcsnap-2013-05-25-17h41m06s158

Próximo Hannibal: 01x10, Buffet Froid (30/05)

0 comentários: