10 de mai. de 2013

Review: Hannibal, 01x07 – Sorbet

Hannibal-Episode-1-07-Sorbet-hannibal-tv-series-34333546-3000-1996

por Andreas Lieber
(Tumblr)

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

Un sorbet, s’il vous plaît. Após o incrível episódio salpicado de gore da semana passada, “Entrée”, que seviu de prato principal para a entrada definitiva dos hobbies do Dr. Lecter na série, essa semana ganhamos uma sobremesa de presente. Um sorbet, do francês, é um sobremesa gelada feita de água adoçada e saborizada com suco de fruta, vinho ou licor. Após a confirmação, embora óbvia nas entrelinhas, de que Hannibal realmente era o Chesapeake Ripper, temos um sétimo episódio, “Sorbet”, mais uma vez sem um “caso da semana” como primeiro plano, mas fazendo maravilhas para entrar na área sombria das mentes dos personagens que Hannibal nos apresenta.

Em um episódio muito mais focado em Hannibal, temos em “Sorbet” sua relação exarcebada com um paciente que sobe dia-a-dia a ladeira rumo ao “stalker level” quando começa a perseguir Hannibal e fazer de tudo para ser seu amigo. Enquanto isso, Will e Jack se deparam com mortes que, embora apresentem semelhanças com as do serial killer em questão, são apenas assassinatos de uma provável quadrilha de roubo de orgãos.

Incrivelmente sinestésico, temos a abertura do episódio com uma apresentação de ópera em detalhes: as cordas vocais da cantora e os tímpanos em funcionamento de Hannibal. Acompanhado da, talvez, melhor trilha sonora de todos os episódios até agora – melodias instrumentais, composições clássicas, óperas em falsetto –, vemos um Dr. Lecter preparar um verdadeiro banquete para seus convidados: coração, pulmão, rins, cérebro, intestino. A cada close na nova receita, Hannibal escolhe um “doador” em sua coleção de cartões de visita.

tumblr_mmece9351n1rvs9wso1_1280

O episódio se completa com Will ainda atormentado com Abigail em seus sonhos, Jack cada vez mais paranóico e perturbado, Alana com suas opiniões fortes e… fecha com chave de ouro ao conhecermos a Dra. Bedelia Du Maurier, psquiatra do próprio Dr. Lecter. E apenas quem mais poderia interpretar um papel tão sensacional como esse do que Gillian Anderson? Sim, ela finalmente apareceu (!) e foi incrível em sua exata descrição de Hannibal como um homem usando “a well-tailored person suit”

“Sorbet” foi um incrível episódio que conseguiu aliar todos os sentidos do telespectador à um roteiro que visou o estudo dos recantos mais sombrios de seus personagens, mostrando que todos estão a beira de um breakdown coletivo. Mais uma vez, vemos que Hannibal tomou um risco grande ao produzir um episódio assim, mas apenas um telespectador desavisado não veria a importância de algo assim. Once again, Hannibal provou que não é apenas uma série de tv, mas sim uma obra de arte completa.

E ah, sim! P.S.: para quem estava morrendo de dúvidas quanto ao cervo sinistro que o Will vê em seus pesadelos, aqui vai a explicação! Aquele animal é conhecido como wendigo, um espírito canibal que possui as pessoas ou uma entidade maligna que alguns se transformam em.

5/5(*****)

tumblr_mmf9z7vQ4T1sowo78o1_500

Próximo Hannibal: 01x08 – Fromage (16/05)

0 comentários: