22 de mai. de 2013

A velha polêmica dos casacos de pele

01

por Isabela Bez

A PETA vai se lamentar, mas segundo as coleções mais marcantes do inverno 2013, os casacos de pele voltaram a ser tendência: Prada, Louis Vuitton, Gucci e Emporio Armani, só para citar algumas das grifes que o adotaram como peça chave no look. No entanto, o assunto pode ter ficado um pouco mais sério. Marcas como Fendi e Jeremy Scott usaram peles de animais também no sapato, na bolsa, no cabelo… E, sim, são peles reais de animais, que a cada ano crescem a demanda de 30% no mercado. Assim, milhões de animais são mortos só para suprir a necessidade humana de se vestir de um animal morto. Ou deveria dizer agressivamente assassinados?

As focas, por exemplo, são mortas com pauladas na cabeça para que a pele não seja danificada. Já alguns animais são estrangulados e outros eletrocutados através do ânus. Há animais que ainda não morrem depois de tudo isso, mas não existe compaixão: a pele é arrancada cruelmente de seus corpos, ainda estejam vivos. Sem contar os que passam a vida inteira em cativeiros para acabar sofrendo o mesmo final.

Mas, quem segura? É tendência. No passado, quem normalmente comprava casacos de pele eram pessoas mais velhas, mas agora a moda tem como alvo um público bem mais jovem, o que aumenta e muito o consumo deles – passa de um bilhão de vendas. E não pensem que matam um animal para cada casaco não: em média, é necessário mais de trinta do mesmo animal para confecção de somente um casaco. E todos querem um verdadeiro, não importa quanto os pobres animais tenham que sofrer para isso. A situação é tão grave que virou notícia até na CNN.

Para ao menos tentar combater essa crueldade, a PETA vem, ao longo dos anos, criando campanhas com celebridades nuas, declarando que “é melhor posar nu do que usar pele de animais”. É um simples ato para tentar chamar a atenção dos jovens do mundo todo, já que é muito mais fácil consegui-la quando as pessoas estão sem roupa.

Ficou curioso? Acesse o site do PETA e se informe mais. Lá, você encontra vídeos chocantes de como os animais são cruelmente mortos. E, lembre-se: não ignore as tendências - compre pele falsa.

02

0 comentários: