11 de set. de 2013

Review: Under The Dome, 01x12 – Exigent Circumstances

under-the-dome-exigent-circumstances

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

“A única coisa necessária para o triunfo do mal é que as boas pessoas não façam nada”. Quando a Norrie de Mackenzie Litz (uma das atrizes que a série precisa começar a servir com material mais interessante) atira esse quote de Edmund Burke ao vento, parece que através dele os roteiristas de Under The Dome estão querendo se justificar. Por boa parte da fase final dessa primeira temporada do programa, as pessoas de Chester’s Mill estão tomando decisões horríveis, as vezes até incompreensivelmente estúpidas. A “explicação” soa como uma desculpa ruim: “Ei, nós só estamos fazendo os personagens agirem assim porque queremos contar uma história profunda sobre pessoas boas que cruzam os braços a frente do mal. Não tem nada a ver com o fato de que nós precisamos que elas cruzem os braços para o nosso plot funcionar!”

Claro, como está em sua primeira temporada, Under The Dome está fadada a ter dores de crescimento, definindo sua forma de contar a história e lidar com os personagens. Não é uma exclusividade sua: grandes séries como Arquivo X e outras não tão brilhantes, mas bacanas o bastante, como Raising Hope, tiveram primeiros anos vacilantes. Esse ano mesmo vimos Bates Motel lutar para encontrar a sua identidade, e aos poucos se voltar para aquilo que tem de melhor e se tornar a série que sempre precisava ser. Há um escopo respeitável de coisas boas nas quais Under The Dome precisa se apoiar mais, e são essas qualidade que criam momentos realmente interessantes a cada episódio.

Talvez o grande triunfo que redima a série de todos os erros, no entanto, seja o quão bem a equipe de roteiristas vem delineando os personagens e as relações entre eles. Under The Dome está em sua melhor forma em cenas de confronto entre duas ou mais pessoas, vide o diálogo entre Big Jim e um Barbie acorrentado nesse “Exigent Circumstances”; ou o confronto entre o personagem de Dean Morris e Norrie, cheio de revolta idealista adolescente em sua melhor forma; ou a obrigatória cena romântica/tensa entre Junior e Angie. Nessas passagens, a linguagem visual da série (aqui muito apurada pela câmera de Peter Leto, que fez 41 capítulos de Law & Order:SVU) converge com as boas performances de todo o elenco e cria tensão palpável em cada troca verbal.

Que bom, então, que “Exigent Circumstances” é um dos episódios que mais se concentra nesse aspecto, mesmo com o finale apontando na semana que vem (ou talvez justamente por isso). Sobra tempo também para consertar um pouco a mitologia confusa e afastada do conflito principal que povou os últimos episódios, integrando-a as movimentações da trama e redefinindo os personagens que lidam com ela. Essa é a primeira hora em um bom tempo em que Joe e Norrie soam como personagens reais (Colin Ford e Mackenzie Litz agradecem!). Até a Carolyn de Aisha Hinds retorna à cena, e a atriz é sempre uma presença muito bem vinda.

A correria começa com Barbie ainda em fuga, em tem sua setpiece central quando ele une forças com Angie e resgata Julia do hospital onde era guardada por Junior a mando de Big Jim, que temia que a moça acordasse e desmentisse que o personagem de Mike Vogel era o responsável por seu baleamento. O preço do resgate, no entanto, é que enquanto Angie foge com Julia, Barbie acaba preso e é obrigado por Big Jim a confessar os crimes não cometidos em frente a cidade toda, o que dá ao episódio um clímax eletrizante, uma vez que a cena do “julgamento público” ocorre exatamente quanto o casulo dentro do mini-domo está prestes a se abrir, observado por Joe, Norrie, Carolyn, Linda (!) e Ben (?). Ah, e a pobre Jolene Purdy é descartada completamente. O fato de que a atriz faz o monólogo de sua Dodee funcionar logo antes do tiro fatal (disparado por Big Jim, quem mais?) é prova do quanto a série a aproveitou mal.

Under The Dome ainda está cheio de pontas soltas para amarrar e erros para ajustar, operações que não são exatamente o tipo de coisa para a qual se tem tempo num season finale, mas aos poucos, como toda e qualquer série, está encontrando seu caminho.

**** (4/5)

103509d0609bjpg-8830da

Próximo Under The Dome: 01x13 – Curtains (SEASON FINALE) (16/09)

Caio

0 comentários: