25 de set. de 2013

O aguardado “secret project” da Madonna chegou, e ela quer começar uma revolução

redimensiona

Meses de suspense e 17 minutos de vídeo em parceria com o fotógrafo Steven Klein: esse é o promissor começo do #secretprojectrevolution (assim mesmo!) de Madonna, muito provavelment o projeto mais ambicioso da carreira da cantora. Com uma linda encenação em preto e branco, o vídeo ilustra e vende a ideia de uma “revolução do amor”, indo em confronto a cultura cada vez mais conflituosa e menos pacífica do nosso tempo.

O voice-over da cantora por cima das imagens marcantes professa que através da criatividade de milhares de pessoas (essa é a parte mais bacana da ideia) é possível mudar a percepção de mundo do planeta todo – ou pelo menos de boa parte dele. O vídeo é a porta de entrada do projeto, e cumpre bem o papel de nos incitar a visitar o ArtForFreedom.com, site em que é possível contribuir com o projeto através de seu próprio trabalho artístico.

Essa noção de interatividade e colaboração é contemporânea e é também a base de todos os movimentos que vem surgindo nos últimos tempos para denotar uma nova forma de revolução se estruturando na mentalidade do século XXI. É muito inteligente da parte de Madonna se colocar como o rosto de uma dessas movimentações sem fazer com que tudo gire em torno dela.

O #secretprojectrevolution, no final das contas, é construído para ser sobre quem colaborar com ele, e essa é a gente jogada da Rainha do Pop, finalmente descobrindo que na época da internet, para ser relevante é preciso aceitar que se é só mais um.


Caio

0 comentários: