13 de abr. de 2013

Review: Doctor Who, 07x09–Cold War

486051_623078281039536_51578574_n

por Andreas Lieber
(Tumblr)

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

Seguido do emocionante The Rings of Akhaten, Doctor Who nos entrega seu nono episódio da sétima temporada, uma aventura em um submarino russo durante a Guerra Fria, no gelado Cold War. Quando o Doctor e Clara estacionam a TARDIS dentro do submarino que está prestes a entrar em colapso, são abordados pelo capitão e tripulantes que os confundem com espiões americanos, com o Doctor ganhando (parte) de sua confiança quando impede que o submarino afunde mais.

Se engana aí quem acha que os problemas foram solucionados! Como parte da missão, um professor a bordo escavou o que ele achou fosse um mamute nas calotas, mas na verdade era um guerreiro poderoso de Marte, durante sua última Guerra Gelada. Esses Ice Warriors são velho conhecidos do Doctor em suas aventuras clássicas, tenso aparecido pela última vez em 1974. Acreditando que todo o seu povo está extinto, Skaldak não tem nada a perder e ataca a tripulação com o objetivo de lançar os mísseis e esquentar a Guerra Fria, levando assim a destruição do planeta.

Utilizando-se mais uma vez da humanidade que há nas espécies para salvar a Terra, o Doctor convence Skaldak a não lançar os projéteis, mas só quando esse descobriu que sua espécie não foi totalmente extinta e é resgatado por ela. Em um episódio em que temos Clara em perigo e sentindo medo pela primeira vez, lembramos que as  atuações de Matt Smith e Jenna-Louise Coleman (que está absurdamente linda nesse epísódio e tem se provado cada vez mais que é uma das melhores companions do Doctor) são a prova viva de que essa volta de temporada está entrando nos eixos. Embora tenha sido um episódio com um bom contexto político e histórico relevante para a raça humana, acredito que estamos todos muito mais ansiosos para o décimo episódio, Hide.

4/5(****)

Cold War

Próximo Doctor Who: 07x10 – Hide (20/04)

1 comentários:

Caio disse...

Achei o episódio um pouco fraco para a grande volta dos Ice Warriors depois de tanto tempo desde a última aparição na série, e ainda pelo episódio fantástico anterior a esse que foi o The Rings of Akhaten, mas mesmo assim eu gostei, vejo esse episódio como uma base para os próximos por causa de alguns detalhes que foram revelados, agora é esperar e ver como tudo isso vai terminar.