5 de out. de 2013

Descobrindo livros: “Bliss”, de Lauren Myracle

bliss_cover__span

Livro: BLISS
Autor: Lauren Myracle
Editora: Harry N Abrams INC

Gente, cheguei chegando com uma indicação sensacional (muito boa mesmo) de livro que eu amo e sei que quem gosta de ler, vai adorar também. O livro que escolhi para apresentar dessa vez é o BLISS, e se eu não me engano foi o único livro que li da autora Lauren Myracle, e para minha surpresa eu gostei bastante.

Deixando o blá blá blá de lado, o livro é um YA (Young adult) maravilhoso, que se passa no verão de 1969. Bliss é filha de hippies e os pais estão fugindo para o Canadá (não vou falar o porquê). A garota então vai morar com a avó, que acha que sua filha é uma perdida e por isso aceita cuidar da neta que acaba ficando nos EUA. A personagem principal, estranha um pouco no começo porque sempre foi acostumada, durante seus 14 anos, a viver em acampamentos hippies e passeatas em prol do amor e da paz pelo mundo. Mas Bliss é uma personagem legal e cativante, ela não liga muito para as coisas e faz tudo o que sua vó pede sem questionar, vai para a escola de elite que sua avó faz questão que ela frequente etc.

Contudo, Bliss não é uma garota comum, ela ouve vozes. Ela então começa a ir para essa escola muito antiga, e ao desenrolar da história você percebe que esse tal colégio tem um ar de assombrado. Mas isso é só a ponta do iceberg de toda a história do livro.

O verão de 1969, onde se passa a história, é também o mesmo verão que aconteceu o assassinato de Sharon Tate e da família LaBianca. Só um resuminho para quem tá meio perdido: Sharon Tate era uma das mulheres mais lindas do mundo e era casada com o diretor Roman Polanski, que despirocou depois da morte da esposa por conta disso ele foi deportado e não pode pisar nos EUA até hoje.

Esses crimes permeiam a história do livro, onde era o assunto mais comentado nos colégios e nos noticiários da TV, enfim foi um grande BOOM na época e claro, no enredo do livro também. Voltando para o livro, Bliss então é a garota nova do colégio, muito simpática mas ainda sem muitos amigos, não liga para “popularidade” no colégio e coisas do tipo. E existe também nessa escola uma menina gorda que sofre bullying constantemente por ser diferente e meio estranha. Então um dia, uma aluna qualquer teve uma crise nervosa no refeitório e essa esquisita é a única que levanta para ajudar. Bliss decide então que aquela pode ser sua amiga porque ela parece uma pessoa legal e boa etc.

Só que ao passar do livro, vocês vão percebendo que a esquisita é realmente, RE AL MEN TE, muito bizarra. E tem até uma cena em que ela convida a Bliss pra dormir em sua casa, e nossa dá muita agonia/aflição e ARRGH! De todo modo, é um super livro e recomendo muito. E o final, nossa, é de parar pra respirar de tão intenso que é. Eu achei por ser um YA, é meio pesado, assim por estar na livraria até como INFANTO-JUVENIL eu acho que vai um pouco além disso, mas pra quem gosta de suspense, crimes é um livro e tanto. Tem até uma situação no baile de formatura que acontece coisas, que remete um pouco à Carrie, A Estranha, o que me fez gostar ainda mais.

Ah, a garota loirinha da capa não é a Bliss, e também não vou contar quem é, só saibam que dá muita pena dela no final. Infelizmente eu não sei se saiu esse livro em português (na época eu li em inglês mesmo), eu sei que dá pra encontrar ele importado na internet por um preço bom, na média dos R$30,00 e não demora muito pra entregar.

***** (4,5/5)

2946306880_058c5cc147_zA autora Lauren Myracle

Gabryel

0 comentários: