13 de mai. de 2012

E que haja luz… e houve o Light Painting.

image

por Bete Watanabe
(TwitterTumblr)

O que é esse tal de Light Painting?

imageBem, é a arte de fotografar desenhando-se com uma lanterna, isqueiro, vela ou qualquer fonte de luz do gênero. O que é possível graças a captura da luz pelo obturador da câmera, que funciona como nossos olhos. Seu surgimento foi acidental, em 1914, quando Frank Gilbreth e sua esposa registraram trabalhadores em atividade, ajustando sua câmera para uma velocidade maior, a fim de se fazer um estudo sobre movimentos dos trabalhos manuais (foto acima). Após isso, em 1935, o fotógrafo Man Ray decidiu utilizar este recurso artisticamente, em sua série “Space Writing” (à esquerda). Atualmente, a técnica já é bem explorada, sendo utilizada em anúncios publicitários e também vídeos.

Agora um exemplo de minha autoria, feito com apenas dois minutos para se pensar em algo para minha coluna (já que estava atrasadíssima) e uma lanterna de chaveiro, aproveitando um momento de soneca da minha gata:

image

Por quê conseguimos este efeito?

Antes de qualquer coisa, é importante entender que a fotografia nada mais é do que uma imagem registrando um fato ocorrido num certo período de tempo, que pode ser controlado pelo ajuste da velocidade do obturador. Quanto menor a velocidade, maior o tempo de exposição. Sendo assim, quando a velocidade é muito alta, obtém-se uma imagem “congelada” (nítida). Já quando o tempo é mais elevado, obtém-se uma imagem “arrastada”, mais ou menos como o metrô nesta foto:

image

Como se faz?

O “L.P.” é uma técnica bem simples de se fazer. Você só precisará de um tripé, lanterna (ou isqueiro, vela, etc.), um ambiente escurecido, inspiração (o que me faltou um pouco) e, óbvio, uma câmera. E seguir estes passos:

1. Diminua a abertura do diafragma de sua câmera, deixando-o o mais fechado possível para que assim seja menor a entrada de luz, garantindo, também, um enfoque melhor para o desenho.

2. Ajuste a velocidade do obturador da sua câmera para que fique mais lenta (quanto menor a velocidade, maior o tempo de exposição, logo, você terá mais tempo para fazer seu desenho).

3. Posicione-a em cima do tripé, utilizando um cabo ou controle disparador (também serve o timer), para não tremer.

4. Foque direitinho a posição em que você deseja estar (lembrando que é bom usar uma roupa escura, assim não haverá reflexo e você não aparecerá na foto) e apague as luzes.

5. Tudo pronto, dispare sua câmera e seja rápido. Dependendo da câmera você pode ter até 15/30 segundos para fazer seu desenho com a lanterna. Lembrando que, para se fazer “quebras” ou “pausas” no desenho, basta apagar (ou tampar) sua lanterna e reacendê-la (destanpar) de novo para continuar.

Outros exemplos:

imageimage

 

 

 

 

 

image

Podemos também ver o Light Painting em videoclipes como, por exemplo, o de “Lovers in Japan” do Coldplay.

 

Bete Watanabe escreve todo dia 13.

0 comentários: