17 de mai. de 2012

Você precisa conhecer: Dev.

tumblr_lsccl1oLfQ1qc95b4o1_500

por Caio Coletti
(TwitterTumblr)

Ok, eu sei que você já conhece a Dev. Mas acho que, ao mesmo tempo, poucos dos que passam os olhos por aqui realmente conhecem a música dessa americana de 22 anos nascida Devin Star Tailes, cheia de estilo (pela edição acima, aliás, deve-se crédito ao Tumblr do nosso colaborador iJunior) e, principalmente, de talento.

Joguemos primeiro as cartas que todo mundo já conhece: alçada à fama pelo Far East Movement, que sampleou a sua "Booty Bounce" no mega-hit "Like a G6", o sucesso da música, de cujo clipe Dev participa, deu a ela a plataforma para passar da mixtape …Is Hot para o primeiro álbum solo, intitulado The Night The Sun Came Up. Aí veio "In The Dark", de sucesso até considerável. O problema é que o resto, contrariando o ditado popular, não virou história.

“Dancing Shoes” é o caso mais gritante de canção que deveria ter sido grande, e não foi, no álbum da cantora. Toda a obra, aliás, é uma pequena pílula de sensibilidade pop. Dev passeia por estilos mantendo uma unidade muito forte, intercalando alguns momentos em que a melodia está a serviço de seu timbre doce com outros em que ocorre justamente o contrário: a voz de Dev se molda ao estilo e a produção brilhante do grupo The Cataracs.

Talvez tenha sido a longa pausa que a cantora precisou fazer no final do ano passado – ela deu a luz a primeira filha, Emilia Lovely, em Dezembro (“Dancing Shoes” data do início de Janeiro) –, mas nada que ela tenha lançado desde “In The Dark” colou. E não foi por falta de tentativa: teve o kitsch "In My Trunk", o glamouroso "Kiss My Lips" e até featuring com Enrique Iglesias, "Naked". Destaque, no entanto, para “Take Her From You”.

O Anagrama vem falando de Dev desde Agosto passado, e me permitam dizer que não é à toa. O álbum da cantora é uma das mais brilhantes obras pop do ano passado, e merece ser muito mais apreciado do que atualmente é. As intervenções de cordas, as batidas e criações atmosféricas das canções são, para dizer o mínimo, espetaculares.

Dia 23 de Maio próximo a MTV americana exibirá um especial focado na carreira da cantora e, especialmente, nos dificeis primeiros meses da filha da mesma, nascida com uma condição de saúde que exigiu uma série de cirurgias. O programa provavelmente não chegará para exibição no Brasil, infelizmente. Mas é mais um motivo para conhecer o trabalho dessa artista realmente excepcional.

0 comentários: