12 de jul. de 2013

Review: Wilfred, 03x05 – Shame

wilfred-shame

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

Depois das duas primeiras semanas da temporada terem episódios duplos, o que queimou um terço desse terceiro ano da série mais rápido do que deveria, a FX normalizou a agenda de Wilfred, o que pode indicar que a emissora fez as pazes com a audiência da série. “Shame”, por sua vez, mostra que os criadores e escritores da trama estão mantendo a mão firme no direcionamento da série, trazendo situações constantemente engraçadas, guest stars interessantes e, especialmente, desenvolvendo semana a semana a jornada de Ryan como personagem.

A estrela da semana é Kristen Schaal, que os fãs de 30 Rock devem reconhecer facilmente. Ela interpreta Anne, que se torna roommate de Ryan depois do protagonista resolver alugar o quarto do andar superior de sua casa quando os problemas financeiros decorrentes de não ter um emprego são notados até pela vizinha Jenna. A personagem de Schaal é sumariamente nojenta, para usar o termo franco, e Wilfred, que tem tido problemas em encontrar sujeira na casa de Jenna, não parece reclamar disso.

O roteiro do episódio é inteligente o bastante para virar esse jogo contra Ryan, em um procedimento parecido com as outras tramas da série, mas de maneira mais sutil, especialmente porque faz o espectador ficar do lado do protagonista por boa parte do tempo. “Shame” poderia seguir um caminho fácil ao focar na vergonha de Ryan de admitir seus problemas financeiros a Jenna, e fazer Wilfred se tornar o catalisador de uma explosão de sinceridade entre os vizinhos. Ao invés disso, mira um alvo maior, expondo o protagonista como alguém que sente vergonha de si mesmo, ao invés de completamente aceitar sua natureza.

Inclua aí uma hilária piada recorrente quanto a Wilfred estar se tornando gordo graças a todas as migalhas de comida que consegue na bagunça de Anne, boas atuações de Elijah Wood e da própria Schaal, e a série realizando que pode posar de cínica o quanto quiser: em seu coração, Wilfred ainda é bastante idealista.

***** (4,5/5)

maxresdefault

Próximo Wilfred: 03x06 – Delusion (18/07)

Caio

0 comentários: