15 de jul. de 2013

Review: The Newsroom, 02x01 – The First Thing We Do, Let’s Kill All The Lawyers

The-Newsroom-S2-Premiere

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

Atenção, caros espectadores: The Newsroom acabou de estreiar o que promete ser uma das mais inteligentes e complexas temporadas de televisão em um bom tempo. “The First Thing We Do, Let’s Kill All The Lawyers” mostra que Aaron Sorkin não só ajustou um ou dois parafusos da máquina bem azeitada da primeira temporada, como resolveu ampliar a ambição já considerável da série e não só perseguir uma história real por semana, mas várias. E desenvolvê-las através de mais de um episódio. Com a liberdade de uma temporada curta, episódios de uma hora e a vantagem de estar no comando absoluto da série, Sorkin pode dar a luz a um prodígio de storytelling.

Essa premiere da temporada começa com a oralidade alucinante de sempre, mostrando Will e a advogada da AWM, Rebecca Halliday (a sempre fantástica Marcia Gay Harden), em uma reunião discutindo uma série de acontecimentos que levou a emissora a cobrir uma história que, pelo que a cena final do episódio entre a advogada e Mac dá a entender, terá consequencias gigantescas para a equipe do News Night. Mas nós não ficamos sabendo exatamente o que essa história compreende até o final desse episódio, e muito menos em que grande problema ela meteu os nossos protagonistas, e se Aaron Sorkin for realmente ambicioso, nós só ficaremos sabendo no final dos 9 episódios da temporada. Essa escolha dá a série um senso maior de arco narrativo e multiplica a complexidade de cada episódio.

No entanto, Sorkin está tão confiante em seu plano para a temporada que não é o bastante sublinhar a temporada com uma história maior: nesse piloto de The Newsroom, acompanhamos o começo de várias tramas que terão a chance de se espalhar pelos próximos episódios. Dev Patel tem a chance de dar ao seu Neal uma serventia real para série, quando o jornalista tenta vender a Mac a história de um pequeno movimento surgindo na época em que o episódio se passa, o Occupy Wall Street. É refrescante ver o personagem tendo algo concreto em mãos, e Patel é um excelente ator que finalmente é dado material a altura. Alison Pill também tem sua tão criticada Maggie aperfeiçoada, e mostra porque todo o trabalho na primeira temporada em manter a personagem com os pés no chão valeu a pena. Sorkin quebra com a narrativa cíclica do triângulo amoroso Maggie-Jim-Don e direciona a personagem em um caminho bem mais interessante.

Entra em cena também Hamish Linklater (The New Adventures of Old Christine), que é sempre uma presença bem vinda, especialmente quando seu personagem é pivotal para a trama como esse Jerry Dantana. Por fim, Jim é designado para uma storyline que é secundária por enquanto, relacionada as pré-eleições republicanas para a corrida presidencial. Se Sorkin está com a cabeça no lugar certo, isso pode ser uma boa aposta para o milo da temporada, e tudo indica que ele está: até as relações pessoais entre os personagens, que já eram perfeitamente bem escritas na primeira temporada, ganharam verniz de maturidade e desenvolvimento. The Newsroom continua tendo a dramédia de personagens adorável de sempre, a adrenalina de estar dentro de uma redação de sempre (a sequencia onde Mac tem uma série de problemas técnicos é praticamente agoniante), e o idealismo quixotesco de sempre. Aqui, os riscos só ficaram um pouco maiores.

***** (5/5)

627

Próximo The Newsroom: 02x02 – The Genoa Trip (21/07)

Caio

0 comentários: