2 de ago. de 2013

Review: Wilfred, 03x08 – Perspective

Wilfred-Season-3-Episode-8-Perspective-5-550x367

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

“Porque eu deveria confiar em você?”, pergunta Ryan a Wilfred. “Porque não deveria?”, responde do homem em uma fantasia de cachorro. Os talentos de Wilfred como série são muitos, incluindo a habilidade de fazer qualquer um que tente teorizar sobre a série parecer com um enorme retardado. Mais do que isso, Wilfred é a única série da televisão americana hoje que se diverte tanto quanto (ou ainda mais) do que diverte o espectador com sua premissa absurda. Essa é uma série que não tem medo de fazer os espectadores sentirem-se manipulados: pelo contrário, é nessa manipulação que ela encontra seu maior triunfo.

“Perspective” é o melhor episódio dessa terceira temporada de Wilfred, e talvez seja o melhor de todos os anos da série, e o é por apenas um motivo: assim como a primeira entrada da trama em 2013, o episódio ganha pontos ao brincar não só com a própria ambiguidade de sua proposta, mas principalmente com as expectativas do espectador em relação a ela. Em uma era pós-Lost, “Perspective” deveria ser (ainda mais depois do colapso nervoso de Ryan na semana passada) um episódio de mitologia que sujeitasse o espectador a tensão quase insuportável para, no final, manter a dúvida fundamental pairando no ar. Agora, veja bem, não há nada de errado com isso, mas Wilfred simplesmente não está disposto a jogar esse jogo.

Durante os 20 minutos dessa semana, observamos Ryan em uma sessão de terapia com o psiquiatra interpretado por Lance Reddick, cuja habilidade em ser misterioso (notável em Lost e Fringe) mexe ainda mais com a “perspectiva” do espectador. O doutor quer testar um método inovador que leva os pacientes a experenciar momentos traumáticos do passado em busca de uma nova visão, e leva Ryan de volta ao dia em que seu pai fez a esposa se internar em um hospício. O escritor Kevin Arrieta vem direto de Padrinhos Mágicos, e a visão de Wilfred como um estudo de personagem intenso e ao mesmo tempo uma meta-comédia televisiva sem limites é refrescante.

Ah, e vemos Wilfred prestando homenagem a uma cena de O Clube dos Cinco então, de fato, esse é um episódio de televisão que ninguém pode deixar de ver.

***** (5/5)

WILFRED: Episode 8: Perspective (Airs Thursday, August 1, 10:00 pm e/p). Pictured: Lance Reddick as Dr. Blum. CR: Prashant Gupta/FX

Próximo Wilfred: 03x09 – Confrontation (08/08)

Caio

0 comentários: