12 de ago. de 2013

“Applause”, o novo single da Lady Gaga, está entre nós!

lady-gaga-single-cover-applause

por Caio Coletti

Estamos em 2013, e até Lady Gaga é obrigada a adiantar o lançamento do seu novo single por causa dos inúmeros vazamentos e snippets que surgiram pela rede nos últimos dias. Não que eles não possam ter sido uma tremenda estratégia de marketing, porque não arranhavam na profundidade de “Applause”, liberado hoje para as rádios americanas, sete dias antes da estreia marcada.

O novo single merece um texto a parte para analisá-lo, como sempre: em uma tremenda simplificação, ele sintetiza o eurodance do The Fame, a sonoridade contemporânea que foi impulsionada por ele e moldada pelos últimos cinco anos de música pop, e inclui os gracejos particulares de Gaga, como as palmas no refrão, o teclado noventista e o falsete no gancho. Um hit nato.

UPDATE: “Stop the drama. Start the music.” Em mais uma sentença pop genial, Lady Gaga lançou um vídeo ironizando as críticas. Dirigido por Inez & Vinoodh, que fazem parte do Haus of Gaga, o vídeo simples quem a moça olhando para tela enquanto aparecem embaixo frases como: “Lady Gaga is no longer relevant” “Don’t buy Applause on iTunes”. A tela fica preta, o novo single começa a tocar, e a já emblemática frase aparece.

Cá entre nós, a disputinha de haters entre Gaga e Katy Perry já estava mesmo ridícula.

UPDATE (14/08): Saiu o lyric video do single, que tem Gaga em uma boate gay, se divertindo com as drag queens. Nada mais apropriado:

0 comentários: