15 de ago. de 2013

7 adaptações de livros que você não pode perder em 2013/2014

Downloads8

O tema em voga atualmente é, sem dúvidas, as possibilidades da Terra presenciando futuros distópicos daqui há alguns anos apenas. Sejam eles baseados na falta de sentimentos, na categorização deles, na exploração da servidão humana ou ainda na venda de corpos, o que importa é que, se a gente não tomar cuidado, aparentemente é pra esse rumo que a humanidade se encaminha. E, obviamente, se a maiorida desses temas se tranformaram em livros que chegaram às aclamadas listas de best-sellers no mundo afora, com certeza chegariam também às listas de adaptações cinematográficas mais rentáveis.

O Anagrama preparou pra vocês uma lista com as adaptações mais esperadas para o ano que vem… e não tem só futuros distópicos, não! O tema “vampire” volta com força total e ainda contamos com profundas histórias de amores manchados por doenças.

Divergent

Divergente-EW-14mai2013-01Divergente é o primeiro livro na trilogia da norte-americana Veronica Roth, Divergent. Autora estreante, Roth criou um futuro distópico com foco na cidade de Chicago, Illinois, onde todas as pessoas são divididas em cinco facções: Abnegação, Audácia, Erudição, Amizade e Franqueza. Vindos de um mundo onde a guerra e os sentimentos reinavam desregrados, líderes que viam algumas das piores características em si mesmos – Egoísmo, Covardia, Burrice, Inimizade e Falsidade – criaram, respectivamente, as tais facções. Desde então, as pessoas nascem se aprofundando nas boas virtudes que cercam sua comunidade… isto é, até completarem 16 anos e poderem escolher pra qual facção irão a seguir.

A história acompanha a escolha de Beatrice Prior, garota da Abnegação que, ao seguir seus instintos, muda-se para a Audácia. O problema todo é que Tris, como agora prefere ser chamada, é uma Divergente, alguém que se daria bem em qualquer facção e causaria problemas ao sistema se permanecesse viva. Enquanto esconde sua condição e batalha para sobreviver ao duro processo de treinamento para entrar de vez na facção que escolheu, ela se depara com uma rede de intrigas e falsidade (mesmo sendo sentimentos aparentemente banidos nessa nova era) que a levam a terrível descoberta que a destruição pode estar muito mais perto de casa do que ela imagina.

A adatação, dirigida por Neil Burger (The Illusionist), tem data de estreia marcada para o dia 21 de março de 2014 nos EUA. O elenco conta com Shailene Woodley (Tris), Theo James (Four), Ansel Elgort (Caleb Prior), Kate Winslet (Jeanine Matthews) e ainda nomes como Ashley Judd, Tony Goldwyn, Zoë Krevitz e Maggie Q.

<><><><>

The Fault in Our Stars

the_fault_in_our_stars_by_palnk-d5r21foThe Fault in Our Stars é o mais recente romance do aclamado norte-americano John Green. Conhecido por livros como Looking for Alaska, Paper Towns, An Abundance of Katherines e Will Grayson, Will Grayson, Green explora em seu último a efemeridade da vida sob a perspectiva de uma jovem portadora de cancêr terminal, Hazel Grace Lancaster, de 16 anos. Com seus já conhecidos insights sobre as dificuldades de crescer e sobre as dificuldades que enfrentamos nesse processo, John Green nos entrega uma obra-prima da literatura YA. Ao se apaixonar por Augustus Waters, joven com câncer em metástase que encontra em seu grupo de apoio, Hazel descobre que há vida mesmo na eminência da morte. Entremeado de humor, de uma veracidade bruta sobre a vida e ainda de uma viagem à Holanda, The Fault in Our Stars deixa marcada frases como a de Augustus, em carta no final: “My thoughts are stars I can’t fathom into constellations.”.

O ano de 2014 será, sem dúvida, da moça Shailene Woodley! Além de protagonizar a adaptação aí em cima de Divergent, ela viverá também a querida Hazel Grace aqui – além de mais alguns vários outros papeis. E as coincidências (ou não?) não para por aí! O jovem Ansel Elgort dará vida à Gus Waters em TFiOS. Em um fandom clash, teremos Shailene e Ansel como irmãos em Divergent e como par romântico em The Fault in Our Stars; interessante vai ser, não? Contando com a direção de Josh Boone (Stuck in Love), o filme também contará com Nat Wolff (Admission) e Laura Dern (Rambling Rose) e Sam Trammel (True Blood) como os pais de Hazel. As filmagens devem começar em breve, e Shailene, que precisou cortar o cabelo para viver a protagonista, prometeu doá-lo para uma ONG especializada em perucas para crianças com câncer.

Abaixo, uma imagem das filmagens com a atriz tendo as mechas cortadas. O próprio John Green postou a foto em seu Tumblr:

tumblr_mrnfgbL1zl1qjhzvpo1_1280

<><><>

Vampire Academy: Blood Sisters

Vampire_Academy_PosterVampire Academy é a aposta da indústria para o retormo do tema “vampire” à moda. Baseado no primeiro livro (de seis!) de Richelle Mead, essa história sobre os famosos sugadores de sangue chega cheia de novos conceitos e quebra de tabus. Em seu plot principal, temos dois tipos de vampiros: os Moroi – mortais, belos, altos, graciosos e controladores de um dos quatro elementos –, e os Strigoi – imortais, sem alma, demônios de olhos vermelhos que venderam a humanidade que tinham para se tornarem mais fortes e resistentes. No meio dessas duas raças, temos os Dhampir, meio-humanos, meio-vampiros que têm como função principal proteger os Moroi de família real (ou aquelas que têm dinheiro para contratá-los).

A trama segue a história de Lissa Dragomir, a última de sua linhagem, e sua protetora Dhampir (e badass) Rose Hathaway. Em fuga desde que Rose sentiu ameaças em direção à Lissa, as duas são capturadas e devolvidas à St. Vladimir, escola secreta nos Estados Unidos voltada para a classe alta dos Moroi e treinamento de seus dhampir. O primeiro volume da série, Vampire Academy, estreia com vampiros hierarquizados e uma protagonista, Rose, sexy e inteligente. Contando com cenas de sedução, beijos, roupas sendo tiradas, feitiços de luxúria, artes marciais e segredos familiares escondidos, o primeiro filme chega nos cinemas em 14 de fevereiro de 2014.

Contando com um clima mais highschool drama e Mean Girls que suas continuações – que é quando as coisas ficam sombrias e tensas –, Vampire Academy chega às telonas com direção de Mark Waters (do próprio Mean Girls) e estrelando Zoey Deutch (Rose), Lucy Fry (Lissa), Danila Kozlovsky (Dimitri Belikov), Sami Gayle (Mia Rinaldi), Christian Ozera (Dominic Sherwood), Gabriel Byrne (Victor Dashkov), Sarah Hyland (Natalie Dashkov), Cameron Monaghan (Mason Ashford), Joely Richardson (Queen Tatiana) e Olga Kurylenko (Headmistress Kirova). O trailer conta com a agitada “You (Ha Ha Ha)” de Charli XCX.

<><><>

The Hunger Games: Catching Fire/Mockingjay

hunger_games_catching_fire_poster_embedA trilogia de The Hunger Games dispensa apresentações. Depois do enorme sucesso feito pelos livros, a primeira adaptação estourando nas bilheterias e Jennifer Lawrence agora com um Oscar na prateleira, o sucesso só vai aumentar. Em 22 de novembro de 2013, a segunda parte da trilogia, The Hunger Games: Catching Fire, vai fazer os cinemas do mundo todo pegarem fogo – pun intended –, e deixar todo mundo de cabelo em pé para a parte final da trajetória de Katniss Everdeen nos Jogos Vorazes e contra a Capital. Como virou costume atualmente, o último livro será dividido em duas partes, uma para 2014 e outra para 2015.

Na reta final da aclamada trilogia, Jennifer Lawrence terá que interpretar uma Katniss que virou símbolo da revolução contra a Capital e terá de encontrar meios de vencer, pois qualquer outra alternativa a guiará para a morte. Mas calma, muita água ainda vai rolar em Catching Fire esse ano. A novidade mesmo para o ano que vem são os rumores da escolha de Julianne Moore (The Hours) para dar vida à inescrupulosa Presidente Coin. Enquanto mais informações sobre o final dessa saga não aparecem, fiquem com o trailer do aguardadissimo Em Chamas.

 

 

 

 

<><><>

The Mortal Instruments: City of Bones/ City of Ashes

THE-MORTAL-INSTRUMENTS-CITY-OF-BONES-Final-PosterA primeira parte da (ex) trilogia The Mortal Instruments, da norte-americana Cassandra Clare, irá, aparentemente, trilhar o mesmo caminho de The Hunger Games. Com um sucesso já um tanto grande mundo afora, a história envolve a luta eterna entre Shadowhunters (os descendentes de anjos) contra os demônios que invadem nossa dimensão. O Anagrama fez uma matéria completa sobre o livro quando a notícia de sua adaptação saiu que vocês podem ler aqui. Com estreia já na semana que vem, City of Bones promete dar início a uma longa – e merecida – estrada de sucesso.

O sucesso já é quase tão garantido, que os contratos já foram acertados e a green light já acendeu para as gravações da segunda parte da história: City of Ashes. Com estreia provável para o segundo semestre de 2014, a sequência continuará contando com a direção de Harald Zwart (One Night at McCool's) e com seus protagonistas – Lily Collins, Jamie Campbell Bower, Robert Shehan, Jemima West, Kevin Zegers, Godfrey Gao, Lena Headey, Aidan Turner, Jonathan Rhys Meyers – e acrescenta ainda a diva dos anos 80 Sigourney Weaver (Alien) como Imogen Herondale. Enquanto a segunda parte não chega, deem uma última olhada no trailer de Cidade de Ossos antes da estreia.

 

 

<><><>

The Book Thief

the-book-thief-starring-sophie-nelisse[5]

Até que demorou para The Book Thief virar filme. Quase contemporâneos do best-seller original de Marcus Suzak, Marley & Me e Water for Elephants foram transportados para o cinema, respectivamente, em 2008 e 2011. Levou algum tempo, mas a simbólica história da jovem Liesel, garota subjugada aos terrores da Segunda Guerra que encontra conforto em roubar livros e dividí-los com outras pessoas vai finalmente passar pelo filtro de Hollywood. Na época de seu lançamento, o livro ganhou destaque pela linguagem sem grande floreios e pelo próprio narrador inusitado, a Morte em pessoa.

O papel principal foi para a jovem Sophie Nélisse, cujo único crédito anterior foi o filme canadense (indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) Monsieur Lazhar. Michael Petroni, veterano de As Crônicas de Nárnia: Viagem do Peregrino da Alvorada, ficou responsável por adaptar o livro para a linguagem cinematográfica, enquanto a direção foi entregue a Brian Percival, mais conhecido pelo trabalho em Downton Abbey. Geoffrey Rush e Emily Watson, dois coadjuvantes que qualquer filme deveria se orgulhar de ter, ficaram com os papéis dos pais adotivos de Liesel. O judeu que a família esconde no armário embaixo da escada ganha o rosto de Ben Schnetzer, da série Happy Town.

Previsto para 31 de Janeiro de 2014 no Brasil, The Book Thief estreia ainda em 15 de Novembro de 2013 nos EUA, procurando atenção da temporada de premiações de Hollywood.

<><><>

The Maze Runner

tumblr_mmk2gzzMmj1rko30to1_500

The Maze Runner é talvez a menos badalada de todas as adaptações baseadas na premissa do “futuro distópico”, mas isso não a faz nem um pouco menos interessante. O escritor americano James Dashner conseguiu sua primeira publicação mundial com o início da trilogia sobre um mundo em que garotos tem suas memórias apagadas e são jogados em uma comunidade misteriosa, bem no centro de um enorme labirindo onde vivem criaturas terríveis. A chegada da primeira garota da história da comunidade abala as estruturas da sociedade quase tribal lá estabelecida. A 20th Century Fox comprou a ideia e entregou nas mãos do diretor Wes Ball, que fará sua estreia atrás das câmeras depois de uma bela carreira no ramo dos efeitos especiais, o que deve garantir, no mínimo, visuais bem trabalhados para o filme.

Outro ponto forte da adaptação é o elenco, que os fãs clamaram ser um dos mais bem escolhidos da história. O protagonista Thomas ficou por conta de Dylan O’Brien, queridinho das fangirls por seu papel em Teen Wolf, enquanto o elenco jovem é completado por nomes como Will Poulter (o Eustace de Nárnia: Viagem do Peregrino da Alvorada), Kaya Scodelario (Skins) e Thomas Brodie-Sangster (Nanny McPhee). Entre os adultos, destaque para Patricia Clarkson, indicada ao Oscar por Do Jeito Que Ela É. O próprio Dashner está cuidando do roteiro da adaptação.

 

Maze-runner-movie-glade-full

Menções honrosas: Que tipo de emissora encomenda um piloto de série baseado em uma trilogia de sucesso, estrelando Emma Roberts, e depois resolve não produzir o restante da temporada? A Fox, que rejeitou o piloto produzido de Delirium, história da autora Lauren Oliver sobre uma garota que se apaixona em um mundo onde o amor é tratado como doença. Os fãs estão se movimentando: apesar da petição com mais de 3 mil assinaturas já ter sido enviada para a emissora, ainda dá tempo de mandar um e-mail para a Fox e reforçar o pedido, seguindo as instruções dadas por esse site.

Starters, novela de Lissa Price sobre outro futuro distópico (nesse, um ataque biológico deixou vivos apenas os humanos com menos de 20 ou mais de 60 anos, e esses primeiros “emprestam” os corpos para os últimos em troca de dinheiro), foi disputado com unhas e dentes por estúdios hollywoodianos, com rumores indicando que um roteiro assinado pela própria Price estaria finalizado.

Fallen, série de quatro livros da escritora Lauren Kate que conta a história de uma garota disputada por dois anjos, teve os direitos comprados pela Disney já em 2010. Scott Hicks (Um Homem de Sorte) está cotado para a direção, e o roteiro ficou com a dupla responsável pela comédia Treinando o Papai, Nichole Millard e Kathryn Price. Addison Timlin (Californication) e Jeremy Irvine (Cavalo de Guerra) devem estrelar.

Andreas

Caio

0 comentários: