13 de ago. de 2013

Review: The Newsroom, 02x05 – News Night With Will McAvoy

Esq-081213-The-Newsroom

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

“News Night with Will McAvoy” é um episódio que estava esperando acontecer desde o começo de The Newsroom, no ano passado. Narrado em tempo real durante a hora de transmissão do programa-título, a dose dessa semana da série de Aaron Sorkin consegue conjugar pequenos momentos de personagem que dizem mais sobre eles do que boa parte dos outros episódios isoladamente, com a continuação das tramas paralelas que estão movimento a narrativa da série nessa segunda temporada. Tudo com o momentum de narrativa garantido pelo confinamento temporal do episódio.

É também nesse formato que The Newsroom realiza todo o seu potencial como retrato dramatizado do jornalismo. Sorkin consegue a mistura de questões éticas complicadas, necessidade de pensamento rápido e incisivo, balanço de opinião e fatos e preocupação com mídias sociais (thanks God, um episódio dessa série que não pega pesado contra a teconologia). E tudo se resume a uma quadra de tramas paralelas que se inteligam na figura sempre fundamental de Mackenzie, em uma interpretação maravilhosamente equilibrada de Emily Mortimer. Cada vez mais, ela se mostra a própria fundação da série.

De um lado, ela tem que lidar com Will, que recebe uma ligação de seu pai logo antes do começo do programa e acaba ignorando-a, apesar dos protestos da produtora. A história se desenrola, é claro, com Will preso atrás da mesa de âncora do News Night, e é curioso que nela se localize a maior e melhor exploração do protagonista da série. Jeff Daniels está brilhante como sempre. Paralelamente, Jim e Maggie tem sua própria odisseia para resolver: Allison Pill está mais uma vez brutalmente competente retratando sua personagem seis meses depois do incidente na África, apresentando alguns sinais de mudança, enquanto Jim se preocupa com ela e os dois tem que lidar com uma notícia de última hora que deverá ser espremida no final do News Night.

Ainda tem mais: fotos íntimas de Sloan são vazadas por seu ex-namorado (uma storyline inspirada no vazamento de fotos similares da intérprete da personagem, Olivia Munn, talvez?), enquanto Don vê uma piada que fez para uma fonte vazar como história verídica em um site sensacionalista – claro que eles se unem para resolver os dois problemas, e é surpreendente a química entre Munn e Thomas Sadoski; uma fonte super-secreta de Charlie vaza para ele um documento que confirma de uma vez por todas a existência da Operação Genoa; Neal traz à equipe preocupações com a repercusão online do programa, especialmente com um convidado expressando os planos de assumir a homossexualidade. Ufa, eu acho que é isso.

Enfim, é uma hora extremamente movimentada na newsroom da ACN, e é justamente aí, e no equilíbrio ético perfeito que Sorkin tem arquivado nessa segunda temporada, que The Newsroom crava o seu melhor episódio em dois anos no ar.

***** (5/5)

tn01x01

Próximo The Newsroom: 02x06 – One Step Too Many (18/08)

Caio

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu amo a série, o personagem Will McAvoy parece muito bem e da verdade não pode esperar para ver a terceira temporada dessa super série.