16 de ago. de 2013

Review: Wilfred, 03x10 – Distance

WILF_310_20_THU10_FXWEB_2500_1280x720_41129027887

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

Estruturalmente interessante de uma forma mais suave que “Intuition” (para citar o exemplo mais forte dessa temporada), o décimo episódio da terceira temporada de Wilfred traz de volta o personagem Bruce, encarnado com a genialidade de sempre por Dwight Yoakam, e deixa a mitologia da série seguir em frente lentamente, enquanto os protagonistas se vêem ocupados com uma cadeia infinita de jogos mentais aplicados um ao outro. É Wilfred clássico, e ainda funciona perfeitamente como farsa cômica, especialmente na brilhante cena final que desenrola a conspiração entr Wilfred, Ryan e Bruce.

O episódio começa endereçando a principal fonte de choque da semana passada, com uma cena entre Ryan e a irmã Kristen, alegadamente autora do desenho que tem Wilfred no fundo. Ela diz que o personagem é um amigo imaginário da sua infância, que ela chamava de “floppy ears”, e não fica absolutamente claro se isso é uma verdade ou uma mentira. O que fica claro é que Wilfred não quer apressar as coisas em troca de uma mudança drástica de personagem, e essa é uma escolha bastante inteligente, no mínimo.

Logo em seguida, a trama principal do episódio assume o primeiro plano, com Ryan indo visitar Bruce e descobrindo que, para conseguir as respostas que quer, precisará dar ao homem uma recompensa: os testículos de Wilfred. A partir daí, o roteiro de Jacob Young (King of Queens, Good Vibes) brinca com estruturas circulares e reviravoltas constantes para desembaraçar o novelo de lã de conspirações e “pegadinhas” que esses três personagens (aos quais o episódio se resume completamente, numa das mais incríveis demonstrações da escala menor dessa terceira temporada) pregam uns nos outros.

É tudo tão engraçado, e tão quase-perturbador, no melhor estilo de Wilfred, que a gente quase acaba concordando com os dois protagonistas quando voltamos ao desenho de Kristen, lá no final do episódio: agora que já nos distraímos um pouco, é muito mais legal pensar nos próximos três episódios, que com certeza trarão revelações.

***** (4,5/5)

650x434xbetween-friends_650x434.jpg.pagespeed.ic.9_Umoqx-b2

Próximo Wilfred: 03x11 – Stagnation (22/08)

Caio

0 comentários: