18 de abr. de 2012

O que é arte?

ART_wallpaper____by_mat3jko

por iJunior
(TwitterTumblr)

Neste meu primeiro post sobre arte irei provocar uma discussão a respeito do que é arte, seus rumos e definições, um dos temas mais confusos para muita gente (incluindo eu). Então, compartilharei minha visão com vocês e espero que eu possa levar alguma luz às suas mentes a respeito desse tema às vezes tão difícil de discutir.

Arte para muitos é definida como a expressão humana sobre algo usando dos artifícios necessários, dependendo de cada artista. Mas se arte é a expressão, quase tudo feito pelo ser humano é arte, ou não?

Quando discutimos a respeito de se o graffiti é arte ou não, entramos nesse assunto. Se o graffiti é a forma que algumas pessoas ou grupos de pessoas usam para agredir a sociedade e demonstrar seu descontentamento com a situação social do lugar onde vivem, isso se torna uma expressão, e até muito bem fundamentada se bem estudada, mas há quem não ache isso uma forma de arte.

Se uma expressão pode ser uma forma de arte independente se sua estética (se é bela ou não) então ao jogar uma garrafa de vinho (por exemplo) em uma parede, quebrar e manchar essa parede de vermelho estarei fazendo arte? Talvez sim pra mim e talvez não para o dono da residência que porta esse muro, o que pode tornar essa arte uma “arte” apenas para alguém ou um grupo seleto de pessoas, e não ser o mesmo para muitos.

Mas para alguns arte é assim, o que o artista tem de diferente de um designer (mesmo que este também faça arte) é que a arte é um pedaço de alguém (nesse caso o artista) que independe se haverá quem goste ou não, o que importa é que o artista se sinta completo com o que fez, o que quase sempre não torna esse tipo de arte algo comercial.

Mas arte comercializada ou com finalidade comercial não é arte? Depende! Digamos que uma pintura seja comprada por ter sido apreciada por um empresário, porém esta mesma não foi feita diretamente para ele. Isso faz dela algo que possa ser vendido, mas que não foi diretamente direcionado a um público alvo. Mas se olharmos a arte na musica podemos encontrar muito material comercial e destinado para certas faixas de idade e consumidores que não deixam de tornar esta musica uma forma de arte. O mesmo podemos ver no artesanato, que mesmo que não seja destinado à um grupo de pessoas, muitas vezes é feito mimeticamente (de forma repetida) e possui finalidade de ser vendido. Assim como na moda, onde muitas roupas são produzidas para serem vendidas em massa e algumas mais artísticas e ousadas são vendidas como pinturas.

A Arte Contemporânea é uma outra grande discussão a respeito do que é arte e de para onde esta se encaminha. Nela vemos uma expressão fortíssima por parte dos artistas e muitas vezes uma perda de preocupação com a estética dessa obra, o que muitas vezes a deixa confusa e dá ideia de algo fechado para um público mais intelectual ou encaixado em um grupo social seleto. Na nossa geração não nos encaminhamos mais para movimentos artísticos como os dos séculos passados, embora ainda existam muitos desconhecidos por muita gente que serão relembrados futuramente. Este tipo de arte, muitas vezes independente, se torna curioso e digno de discussões, enquanto muitas vezes, em movimentos artísticos, a obra era apenas apreciada e facilmente entendida, e sua discussão vinha de técnicas e conceitos estéticos.

Minha visão à respeito de arte é fácil de ser explicada; digamos que acordássemos em um campo bem gramado com apenas o verde e o azul do céu e uma árvore simples: ali não haveria arte. Agora digamos que neste clima entediado eu crie um banco com a madeira desta árvore: eu faria um serviço de carpinteiro e teria feito arte, criei o design do banco e o moldei. Agora o sol está muito forte e eu resolvi derrubar está arvore e fazer uma casa de madeira para me abrigar: eu estou fazendo o serviço de um arquiteto e fiz arte. Mas por não gostar do marrom resolvi pintar e decorar minha casa: eu então faria o serviço de um artista ou designer de interiores e sim, eu faria arte. Ou seja, em minha visão, arte é tudo aquilo modificado de sua forma natural (encontrada na natureza) pelo ser humano, independente de sua expressão ou estética.

Mas esta é apenas a visão de mais uma pessoa que pelo jeito passará a vida inteira em busca de uma definição concreta de O Que É Arte e nunca encontrará. O importante é saber que o que dá sentido à nossa vida é a arte. Embora muitas vezes as pessoas não pensem nisso, a arte é o que nos faz viver; a musica, o filme, a roupa, a aliança, a igreja de seu casamento, sua casa, seus móveis, seu carro, seus cartões e etc. São aquelas coisas do dia-a-dia que fazem com que nossa existência se torne algo agradável e que mostram que a vida é gostosa de viver.

5410971027_b9e513402f_b

“Arte é o mel acumulado da alma humana”

IJunior escreve coluna de arte aos dias 17, e de opinião aos primeiros dias do mês.

0 comentários: