Aline Weber abrindo o desfile da Osklen na SPFW.
por Isabela Bez
(Twitter – Tumblr)
“Fashionistas, atenção: roupa estampada dos pés à cabeça arrematada por maxicolar de pedrarias é very last season” é o que Barbara Leão de Moura, editora de moda da Vogue Brasil, declarou na edição de outubro da revista. Agora é a vez das pedrarias saírem do pescoço e se tornarem parte da roupa. Ainda que esteja se referindo ao inverno 2012 americano, a afirmação talvez possa caber também ao cotidiano brasileiro, com traços (mínimos detalhes) em alguns desfiles do verão 2012 do SPFW.
Já no inverno, trabalhando no desapego das estampas, as pedrarias servem como substitutos de qualquer detalhe adicional à roupa, e faz dela algo que não necessita de complementos. Apesar de ser usada em casacos de alta-costura lá fora (inverno 2012), no Brasil (inverno 2013) foi colocada como algo mais simples: a Colcci adotou pedrarias em jeans e cashmere, deixando o look jovem e fazendo possível o uso do trend no dia-a-dia.
Para quem se empolgar tanto com a ideia que queira praticá-la nas noites também, serve de exemplo casacos da Prada, marca que mais fez uso das pedrarias, sendo ousada e adicionando estampas ao conjunto.
E, para quem acha que essa moda não pega, ouça ainda o que Barbara tem a dizer: “… quando duas das maiores casas de moda dos nossos tempos (Louis Vuitton e Prada) investem não só no mesmo tipo de trabalho manual como apostam em uma silhueta difícil, é preciso apurar as antenas.”
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