30 de nov. de 2012

Você precisa conhecer: Sofia Talvik (Especial com novo single e entrevista!)

48055

por Caio Coletti
(TwitterTumblr)

“Eu sinto que percorri um longo caminho e eu realmente aprendi bastante com [a experiência de] tocar tão frequentemente ao vivo, e eu espero poder continuar a fazer isso no futuro”. Não é tão comum uma artista com cinco álbuns e sete anos de carreira no showbusiness admitir que ainda está aprendendo. Mas quem conhece a discografia de Sofia Talvik sabe que ela faz dessa humildade seu maior triunfo: desde 2005, quando lançou o álbum de estreia Blue Moon (hoje disponível na íntegra no YouTube), Sofia só vem evoluindo e crescendo musicalmente aos olhos de quem a acompanha.

De um primeiro álbum gravado em take único, ela passou ao melodicamente sofisticado Street of Dreams, e para os complementares Jonestown e Florida. Os vídeos dessa época, entre "It's Just Love" e "King of The Willow Tree" (que a própria cita como sua canção favorita), comprovam esse amadurecimento, do qual o álbum seguinte, o brilhante The Owls Are Not What They Seem, é testemunha (vocês devem se lembrar que ele figurou na nossa lista de 10 capas mais bonitas dos últimos três anos e pode ser ouvido em uma série de versões acústicas aqui).

A moça está lançando hoje (dia 01) o single de Natal que virou tradição para os fãs desde 2007. A canção da vez se chama “One Last Wish For Summer”, e é descrita pela equipe da cantora como “uma história de amor, perda e arrependimento de Natal”. Ela nos concedeu o single adiantadamente e, podemos dizer, é uma pérola folk-pop nos melhores moldes do que ela sabe fazer. A história cantada com a voz de soprano de Sofia é um tanto triste, proclamando o amor de uma vida perdido, usando o velho clichê d’”aquela que escapou” e usando violão e violino como base de instrumental.

One_Last Wish_For_Christmas_1400O single está disponível para download gratuito no site da moça, aqui!
(é só clicar em “Buy Now”, colocar “00”, e colocar seu e-mail para receber a canção)

Sofia concedeu também entrevista a O Anagrama! A moça foi simpática o bastante para nos responder quatro perguntinhas por e-mail, pra vocês conhecerem ela melhor. A gente garante que vale a pena, mesmo.

O Anagrama: Qual é a sua história com a música? Como você começou a cantar, compor e tocar? E como sua família respondeu a esse interesse?

Sofia: Eu comecei a tocar piano quando eu tinha em torno de 8 anos de idade. Minha avó era uma professora de piano então foi a escolha lógica para mim. Meu irmão também tocou por um tempo, mas eu fui a única que continuei. Eu toquei piano até uns 18 anos e quis aprender algo diferente. Eu peguei a guitarra e comecei a escrever canções para aprender a tocar. Ambos meus pais são artistas, meu pai é um pintor e minha mãe é uma artista têxtil, então eles sempre me deram muito apoio.

O Anagrama: Quais são suas principais influências? Cite um álbum ou um artista que realmente fale com a sua sensibilidade.

Sofia: Eu acho que tudo na vida é inspiração, música, TV, livros, todas as impressões que você tem. Eu amo todos os tipos de música, então é dificil dizer um que tenha realmente me influenciado. Eu sou uma grande fã de Neko Case e seu álbum Fox Confessions Bring The Flood. Eu acho que ela tem um som incrível e letras lindas. Mas eu acho que sou moldada por toda a música que ouvi durante os anos. Quando era uma adolescente eu era fã de Janis Joplin e eu ainda acho que o The Doors é uma das melhores bandas de todos os tempos, mas eu também ouço o rock de bandas como Kings of Leon e The Killers. Desde que haja boa melodia e letras, eu estou convencida.

O Anagrama: Você tem um trabalho próprio favorito? Uma música que você escreveu que é especial para você?

Sofia: É difícil escolher uma canção especial, mas eu realmente gosto da minha “King of The Willow Tree”. Eu só acho que tem um ótimo som e eu nunca me canso de cantá-la. Eu não diria que tenho uma grande conexão emocional com ela, mas eu gosto do jeito que ela soa.

O Anagrama: Como você se sente com o que alcançou até agora na sua carreira? E como você vê o futuro? Há projetos à caminho?

Sofia: Esse último ano eu estive fazendo tour pelos Estados Unidos e fiz bem mais de 200 shows em todo lugar do país, então isso tem sido uma grande aventura. Eu estou animada para fazer o mesmo na Europa mais tarde no próximo ano, quando minha turnê americana tiver acabado, e eu também planejo lançar um álbum ao vivo ano que vem. Eu sinto que percorri um longo caminho e eu realmente aprendi bastante com tocar tão frequentemente ao vivo, e eu espero poder continuar a fazer isso no futuro.

Em Dezembro eu estou fazendo um Calendário de Natal com coisas relacionadas ao tema sendo lançadas todos os dias de 01 de Dezembro até o dia 25. Você pode acompanhar no meu site ou em minha página do Facebook. Vou lançar um single de Natal que vai ser free para download, e muito mais coisa legal! Você pode se inscrever no meu Calendário de Natal aqui.

0 comentários: